Como Treinar para Corrida Longa

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O TREINAMENTO PARA corridas longas exige:

A) avaliação médica cardiológica, ortopédica e nutricional pormenorizada,
B) avaliação física,
C) visualização do plano de treinamento presente e futuro,
D) grande carga de PACIÊNCIA

A partir do momento em que pensamos na corrida, pensamos em dois pontos muito importantes como: correr para obter saúde e correr para atingir um rendimento premeditado.

Para atingirmos um determinado nível de saúde é primordial que nosso médico e nosso instrutor físico nos digam em qual nível de condicionamento físico nós nos encontramos, para iniciarmos o programa de melhoria do nível de condicionamento físico (periodização). E, para obtermos melhores resultados atléticos, necessitamos avaliação técnica e médica que digam o quão estamos satisfatórios para encararmos um treinamento evoluído.

Treinamento para os corredores iniciantes (ritmo para a corrida de 5km em torno de 30 a 45 minutos por quilômetro): Corridas variadas em ritmo lento, além dos exercícios físicos localizados e de equilíbrio.

Treinamento para os corredores intermediários (ritmo para os 10km em torno dos 45 a 55 minutos por quilômetro): Corridas lentas, médias e rápidas, além de exercícios de coordenação motora, localizados e corridas de ritmos variados entre médios e fortes, com e sem intervalos. Recomendo os ritmos progressivos, rápidos sustentados e os de ritmos crescentes.

Treinamentos para os corredores avançados (ritmo para os 10km em torno dos 40 minutos ou menos por quilômetro): Os corredores em níveis avançados devem realizar corridas médias e rápidas, além de trabalhos muito bem elaborados de tiros e ritmos, levando em consideração a condição natural de recuperação e de pré- disposição.

Cada atleta, independentemente do nível, deve saber quais os treinos não são bons e, dessa forma, seus corpos não deverão sofrer pelo grande esforço em produzir energia para seu metabolismo.

Correr exige experiência, amadurecimento e coerência no dia a dia, além da escolha das provas que você participará.

Siga o quadro para a qualidade de vida, independente do seu nível de condicionamento físico, para obter melhores resultados orgânicos.

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Miguel Sarkis
Graduado pela Faculdade de Educação Física de Santo André, credenciado Técnico de Atletismo – Nível Internacional pela IAAF (International Associations Atletics Federations), personal trainer há 33 anos, corredor há 35 anos (40 maratonas realizadas/15 delas menos de 2h40m), autor doa livros Andar ou Correr? (esgotado) e A Construção do Corredor (Editora Gente). Diretor da Miguel Sarkis Personal Trainer Ltda. CREF 005128-GSP. www.miguelsarkis.com.br