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O frio é bom para correr – por Leandro Sandoval

COM a chegada das temperaturas mais baixas, a preguiça também fica à espreita. É comum, todo mundo sente um pouco de preguiça em algum momento. Conosco, corredores, também acontece. Tendemos a enfraquecer. Alguns somem das pistas, outros migram para a esteira e uns até param de treinar. Na verdade, temos que nos preparar para o frio. Com pequenas adequações ficaremos confortáveis e aclimatados para vencer as baixas temperaturas e manter nosso treinamento em dia.

A primeira coisa a fazer é manter um kit para treinar no frio. Nele deve conter gorro, faixa protetora para as orelhas, luvas, munhe-queira, protetor labial, camiseta segunda pele, calça leg, camiseta curta, camiseta manga comprida, blusa leve corta vento, top, agasalho, toalha, camiseta reserva e óculos de sol. Aqueça com agasalho, luva, gorro, assim ficará mais confortável e depois do aquecimento, você vai tirando as peças que forem incomodando. Procure se hidratar bem durante todo o treino, pois assim como no calor, há um desgaste e perda de líquidos. Suor é sinal de desidratação, então tome água normalmente, mesmo se não sentir sede. Treinar no frio queimará muitas calorias, aumentará o metabolismo, pois o corpo usará energia para se manter aquecido e também para fazer o treino e, com isso, o benefício será ainda maior. Ao terminar, procure se agasalhar mesmo que não esteja sentindo frio, pois a troca de calor com frio será rápida e se você não se proteger, poderá dar oportunidade para um possível resfriado ou uma gripe. Ao chegar a um local fechado procure secar o corpo e coloque camiseta seca e por cima o agasalho e tudo ficará bem. Eu faço isso há mais de 10 anos e não tive nenhuma gripe no período.

Bom frio, bons treinos!

Leandro Sandoval é diretor Técnico da Life Training Assessoria Esportiva, formado em Educação Física UNIb e pós-graduado em Fisiologia do Exercício CEMAFE/USP. Fale com o Leandro:Facebook