Share

Corrida Virtual. Você já fez? – por José Eduardo

Um formato de evento muito comum nos Estados Unidos vem ganhando espaço também aqui no Brasil. É a corrida virtual. Mas você sabe o que é?

Primeiramente não, não é um tipo de videogame ou simulador. Você tem que correr realmente, se esforçar e suar a camisa. A diferença é que você faz a inscrição e corre quando e onde preferir, sem local e horário predeterminados, portanto não há pórtico de largada, chegada, staffs, postos de água e outras características das corridas tradicionais. Nas corridas virtuais você pode correr na rua, em parques ou até mesmo na esteira. Normalmente o participante é quem imprime o número de peito e a medalha ou camiseta são enviadas posteriormente para o endereço cadastrado. Em algumas você deve comprovar o tempo através de um aplicativo de corrida ou enviando uma foto. Já em outras a comprovação não é necessária, ficando apenas na questão da confiança.

Grande parte dos eventos virtuais possui um caráter beneficente, onde a receita gerada (ou parte dela) é revertida para uma determinada causa ou instituição. Dessa forma é possível alcançar um número maior de participantes, mesmo que eles estejam em lugares remotos.

Há eventos dos mais variados tipos. Alguns sites, como o Virtual Strides e o inglês Virtual Runner UK são especialistas nesse formato, mas é possível encontrar muitas provas virtuais em portais de inscrição convencionais, como o Active.com.

Para os fãs de Harry Potter, o Hogwarts Running Club promove apenas provas cujo tema é o jovem bruxo, como a meia maratona Half-Blood Prince (foto abaixo).

 

hbp-medal

Até a Disney aderiu!

As corridas virtuais ganharam um reforço de peso recentemente. A Disney, que promove várias provas nos complexos de Orlando e da Califórnia, sempre com a participação de muitos brasileiros, criou a runDisney Virtual Running Shorts. São três etapas de 5 km, onde é possível fazer a inscrição em apenas uma ou em todas elas, cumprindo assim o desafio. Nesse caso o participante recebe em casa um copo temático do Mickey e também a quarta medalha (além da referente à cada prova). Não é necessário comprovar tempo e a organização doará parte da receita à uma instituição de combate à leucemia e linfoma.

 

PhotoGrid_1464056245785

Ficou interessado? A boa notícia é que as inscrições estão abertas no site runDisney.com. Cada prova custa 39 dólares, ou 142 dólares para o desafio completo. As corridas possuem um período específico para serem concluídas. Confira:

Virtual Running Shorts – Yellow Shoes: 15 de maio a 1 de junho

Virtual Running Shorts – Red Pants: 5 a 18 de junho

Virtual Running Shorts – White Glove: 19 a 30 de junho

 

 

José Eduardo Motta Garcia atua na área financeira, é mestre em administração de empresas e maníaco por maratonas. Sempre que pode, procura aliar as duas atividades que mais gosta: viajar e correr. Fale com o José Eduardo nas redes sociais: INSTAGRAM FACEBOOK