Share

Universidade oferece testes ergométricos para esportistas

Para quem corre ou está iniciando na corrida é fundamental submeter-se a testes que avaliam algumas condições essenciais à prática esportiva: o sistema cardiovascular, as condições imunológicas e renais, a pressão arterial e até a estrutura ortopédica do praticante, pois uma pisada errada pode comprometer a coluna de forma irremediável. São os chamados Teste Ergométrico (TE) e Teste Cardiopulmonar de Exercício (TCPE), que permitem diagnosticar pré-disposição a doenças e programar o tipo de esforço físico adequado a cada pessoa.

“Conforme a condição física e a idade, cada praticante tem um perfil e precisa de avaliação médica de pré-participação esportiva seja para frequentar uma academia, fazer caminhadas e corridas ao ar livre ou ser um atleta profissional. Além de indicações para alguns tipos de exercício, os testes apontam contraindicações para outros”, descreve o médico do esporte Marcelo Spinola, da Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo, que oferece os testes.

Os exames podem ser realizados na Policlínica às quartas-feiras, a partir das 15h, mediante agendamento pelo telefone (11) 4366-5565. É cobrada uma taxa simbólica para a realização dos mesmos na faixa de R$ 80,00