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Por que você sente dor na região anterior do joelho? Como melhorar isso? – por Fernanda Rizzo

Uma das queixas mais comuns que aparecem no consultório é a dor no joelho. Ela pode ter diversos diagnósticos: síndrome patelofemoral, condromalácea, síndrome do tratoiliotibial, etc…Vou falar um pouco sobre a dor anterior no joelho que tem como causa a Síndrome Patelofemoral.

Olhando a figura abaixo, a patela normalmente descansa em um pequeno sulco no fêmur, chamado sulco troclear. Ao dobrar e esticar o joelho a patela desliza para cima e para baixo nesse sulco.

 

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Alguns fatores podem comprometer esse movimento normal da patela. Uma das causas é associada com a fraqueza dos músculos do quadril, que não fornecem suporte adequado para que o fêmur mantenha-se alinhado. Ele roda para dentro, e assim, impede que a patela mantenha um bom alinhamento com o sulco troclear.

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Na figura acima, durante uma subida em corrida de montanha, observe que o joelho da atleta “olha para dentro”, e não está com um bom alinhamento quadril-joelho-pé.

Abaixo dois vídeos de exercícios para os rotadores laterais e abdutores e, na ilustração, um exercício para extensores de quadril. Eles são excelentes para ajudar no controle da dor e melhora da mecânica do movimento. Sugiro realizar de 2 a 3 vezes por semana, 3 séries de 15 repetições.

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Bons treinos!

Fernanda Rizzo é fisioterapeuta especialista em Ortopedia e Esporte pela UNIFESP e em Fisiologia do Esporte pela USP, especialista em Terapia Manual pela Curtin University/Austrália. É também corredora de montanha desde 2014, tendo concluído várias provas de 12 e 21km.