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Verde do bem

Ao lado de goiabeiras, jabuticabeiras e mangueiras, o abacateiro é uma das árvores mais comuns de norte a sul do Brasil. Não apenas em áreas rurais e periferias, mesmo em grandes centros como São Paulo é fácil encontrar abacateiros carregados de frutos até mesmo em áreas nobres. E, apesar de não ser uma unanimidade gastronômica, deveria fazer parte do cardápio semanal de quem pratica corrida, por uma série de propriedades fundamentais para quem quer perder peso e aumentar a massa muscular.

Por muito tempo ele foi visto com ressalvas devido ao seu alto valor calórico. Quem nunca ouviu dizer que não é bom comer abacate porque é muito gorduroso e muito calórico? Mas, por outro lado, o fruto é rico em gorduras boas, as chamadas gorduras monoinsaturadas, fundamentais para controlar o colesterol e reduzir as triglicérides e, também, em potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A, E e no antioxidante glutationa, importante no combate às inflamações.

Segundo a nutricionista Betina Balletta, “o abacate além de aumentar a saciedade e adiar a fome, atua na redução da carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, resultando na diminuição da gordura corporal.

Para Betina, que além de especialista em nutrição esportiva é ultramaratonista, é indicado “comer abacate a noite, antes de dormir, para intensificar a ação do antioxidante do GH (hormônio do crescimento) que tem sua maior produção durante o sono (anti-catabólico). Em indivíduos adultos, o GH auxilia na sintetização dos músculos e induz o organismo a usar a gordura estocada como fonte de energia”, diz.
A recomendação do consumo diário é de 3 a 6 colheres de sopa antes de dormir, para que ocorra a ação dos hormônios responsáveis pela queima de gordura durante à noite. Além disso, “combinado a uma dieta equilibrada, com baixo consumo de alimentos industrializados e carboidratos refinados, o abacate ameniza a ação do cortisol – hormônio que acumula gordura no abdome, aumenta a ‘fome’ e a compulsão por doces e carboidratos refinados”.

Se você ainda não se convenceu que incluir abacate em sua dieta só trazer benefícios para sua saúde, listamos 7 dos muitos benefícios que a fruta oferece:
1. Ação anti-inflamatória
2. Redução de estresse
3. Melhora a saúde cardiovascular
4. Controla do colesterol
5. Inibe o apetite e emagrece
6. Atua na construção de massa muscular
7. Ajuda a regular o metabolismo da glicose