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Os múltiplos encantos do coco

Com diz o ditado popular, ele é “pau para toda obra”. A fruta do coqueiro, rica em propriedades antibactericidas e antioxidantes, que protegem o fígado e estimulam o sistema imunológico, está em músicas que vangloriam os encantos do Brasil e também nas receitas – tanto doces quanto salgadas. E, claro, entre os alimentos frequentemente consumidos pelos atletas. Pouca gente sabe, porém, é que o coco apresenta o que, à primeira vista, parece ser um pequeno mistério: é rico em gordura (especialmente duas, o ácido láurico e o monolauril) mas, ainda assim, é um do poderoso aliado para quem quer manter o corpo saudável e se livrar dos quilinhos indesejáveis.

A explicação para essa aparente contradição é simples. Como sua digestão é bastante rápida, as gorduras da fruta não ficam estocadas nas células de nosso corpo. Aliás, pelo contrário, funcionam com o uma espécie de combustível para queimar energia. Além disso, o ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireoide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento.

Outra vantagem dessa fruta é que pode integrar cardápio diário das mais variadas formas: como óleo ou gordura (encontrados em lojas de produtos naturais), leite de coco, desidratado ou natural. E claro, tem a água de coco. Só um aviso: a fruta verde, embora saudável, não favorece a eliminação de caloria porque nesse estágio de desenvolvimento ainda não tem grande teor de ácido láurico e monolauril.

Talvez você nunca tenha parado para pensar, o que comemos do coco maduro e sem água, com casca dura e marrom, é, na verdade, a semente – muito nutritiva, por sinal. Entre seus nutrientes estão o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o sódio, o selênio, o iodo, o zinco, o flúor e o manganês. Um benefício precioso e pouco conhecido do coco é sua ação anti-inflamatória no nível celular, que causa aumento da produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, faz diminuir a concentração de agentes que desencadeiam inflamações.

 

Água do bem
Item quase obrigatório na alimentação de quem pratica corrida, a água de coco é bastante apreciada por seu baixo teor de açúcares e gorduras, minerais e oligoelementos. Veja os principais benefícios:

Limpa. Sua ação antioxidante contribui para livrar os órgãos, principalmente o rim, de substâncias nocivas que se acumulam no organismo.
Hidrata. Repõe de forma rápida os nutrientes perdidos durante a prática de atividade física.
Remineraliza. Como contém selênio e zinco, ajuda a regular o tônus muscular e a melhorar as funções cardíacas.
Equilibra. Diminui os triglicerídeos em pessoas que sofrem de colesterol alto, auxilia no combate à diabetes e controla a pressão arterial.
Energiza. Rico em vitamina C, é útil no alívio do estresse, tanto mental quanto muscular, alivia episódios de vômito, gases e problemas urinários.