Share

Clubes de maratonistas – por José Eduardo

Existem diversas agremiações pelo mundo que reúnem maratonistas. Conheça algumas delas e saiba como fazer parte

Cada um com um foco diferente, mas com pelo menos uma característica em comum: reunir amantes de maratonas. Os clubes de maratonistas ainda não são realidade no Brasil, mas já existem há muitos anos no exterior. Impulsionados pelo crescimento das redes sociais, vem ganhando cada vez mais adeptos, das diversas partes do mundo. Você é maratonista ou pretende se tornar um? Pois saiba que existem grupos de “malucos” pela distância de 42,2 km. Conheça os principais:

 

mmm

Marathon Maniacs

www.marathonmaniacs.com

Os maníacos por maratonas. Quem já foi em provas internacionais, deve ter visto um pessoal de regata amarela com a estampa do gato preto arrepiado, símbolo do grupo. Corra com a camiseta deles e ouça “Go Maniacs” várias vezes durante a prova. Fundado em 2003 em Tacoma, cidade próxima a Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos, hoje conta com mais de 30 mil membros, de várias partes do mundo. O associado tem acesso a um espaço para registro das provas, loja virtual, fórum para troca de informações, além de descontos em provas norte-americanas. Também há opções para interessados em meias maratonas, chamado de Half Fanatics, ou, para quem fizer parte dos dois, se torna um Double Agent.

Como fazer parte?

Para o nível mais básico, é necessário concluir duas maratonas em um período de 16 dias ou três maratonas em 90 dias, tornando-se elegível ao nível bronze. Mas é possível aumentar a “loucura” e ganhar mais estrelas, podendo chegar até o insano nível titanium, que exige 52 maratonas em um ano. As provas acima de 42,2 km também contam. Há todos os detalhes no site.

Quanto custa?

A taxa de associação é de 45 dólares e a anuidade é de 15 dólares.

 

customLogo

Marathon Globetrotters

www.marathonglobetrotters.org

Fundado em 2014 por cinco corredores norte americanos e um sueco, é o clube de maratonistas que gostam de viajar. O ranking é ordenado pela quantidade de países em que se tenha feito maratonas (ou distâncias maiores). A cada dez países, se conquista um novo “status”. O grupo, que atualmente conta com 419 membros, realiza anualmente um encontro, sempre em países, digamos, pouco convencionais. O recorde do grupo pertence a um norte americano, com maratonas concluídas em 129 países.

Como fazer parte?

Há dois níveis. O provisório, onde é necessário concluir maratonas em pelo menos cinco países, e o definitivo, quando se alcança dez países, passando a ter direito a voto nas eleições de representantes do grupo.

Quanto custa?

Não há custo.

 

 

100States

100 Marathon Club

www.100marathonclub.org.uk

Criado para unir os corredores que já alcançaram a expressiva marca de uma centena de maratonas, o 100 Marathon Club possui o maior grupo na Inglaterra, mas há outros pelo mundo. O grupo orienta aos membros que sinalizem com meses de antecedência quando forem completar a centésima maratona, pois uma grande comemoração é preparada, inclusive com um troféu enviado ao responsável pelo feito. Atualmente conta com 121 membros, sendo o mais ilustre deles o inglês Brian Mills, com mais de 1100 maratonas no currículo.

Como fazer parte?

Concluir 100 maratonas (ou distâncias maiores), sendo pelo menos 10 delas no Reino Unido ou República da Irlanda. Também há a opção de membro associado, com a exigência de ter concluído 50 maratonas, sendo 5 no Reino Unido ou República da Irlanda. Nesse caso, não é permitido utilizar a camiseta e outras peças do grupo.

Quanto custa?

A taxa de associação é de 23 libras e a anuidade é de 10 libras.

 

50statelogo

50 States Marathon Club

www.50statesmarathonclub.com

Muito mais acessível aos residentes dos Estados Unidos, claro, mas o 50 States Marathon Club também possui membros de outros países, inclusive com três brasileiros na lista. Trata-se do clube para quem completa maratonas em cada um dos 50 estados norte-americanos, mas aceita quem já fez a partir de 10. Atualmente são mais de 4200 membros. Eles orientam aos associados que avisem quando a maratona do 50o estado estiver agendada, pois um troféu é enviado assim que as provas forem verificadas.

Como fazer parte?

Para a associação básica, é necessário concluir maratonas (ou distâncias maiores) em pelo menos 10 estados norte-americanos. Completando os 50 estados, passa a ser um membro definitivo.

Quanto custa?

A taxa de associação é de 10 dólares, sendo o mesmo valor para a anuidade.

 

logo_fisio

 

José Eduardo Motta Garcia atua na área financeira, é mestre em administração de empresas e maníaco por maratonas. Sempre que pode, procura aliar as duas atividades que mais gosta: viajar e correr. Acompanhe o José Eduardo nas redes sociais: INSTAGRAM FACEBOOK