Share

A Maratona de Rosário, na Argentina – por José Eduardo

Prova é plana, com temperatura amena e premia com troféu os 42 primeiros colocados em cada faixa etária

No último domingo, 25 de junho, foi realizada a 16ª edição da Maratona da Bandeira, em Rosário, Argentina. Com pouco mais de 3 mil participantes, a prova é bem organizada. Além dos 42 km, também há a opção de 10 km.

A expo é realizada na sexta e sábado no complexo do Alto Rosario Shopping. Há boa estrutura, com retirada de kits tranquila, além de vários estandes de lojas regionais.

20170624_105300-01

O local de largada e chegada é ao lado do Monumento da Bandeira, na região central. Sem o tumulto das grandes maratonas, é possível acessar a área momentos antes do início da prova, que acontece à 9h.

A maratona é predominantemente plana, com apenas leves aclives em um túnel e pontes. No km 21 os corredores passam novamente pelo pórtico de largada, mas na segunda metade o percurso é diferente. A hidratação é adequada, iniciando com postos a cada 5 km, mas que depois vão ficando mais próximos. Em alguns deles também são oferecidos isotônicos.

Apenas com relação ao trânsito, a organização poderia tentar melhorar. Há vários pontos de cruzamento com veículos, o que acaba causando certo transtorno, tanto para os atletas, quanto para os motoristas.

19511161_749214695260211_4794139369521643497_n-01

Um diferencial desta maratona é a premiação por categoria. Há troféus para os 42 primeiros colocados de cada faixa etária, de 5 em 5 anos, no masculino e feminino. A cerimônia é realizada às 16h, em um centro esportivo próximo à chegada. É importante considerar o voo da volta para domingo à noite ou na segunda-feira, caso queira estar presente. Os premiados que não estiverem no local tem até 30 dias para retirar o prêmio, na sede do Atletismo Rosário.

DCIM100GOPROGOPR4718.

Para mais detalhes, acesse:

www.atletismorosario.com.ar/42k

 

Sobre a Cidade:

Localizada na província de Santa Fé, Rosário possui pouco mais de 1 milhão de habitantes. É a terceira maior cidade da Argentina, atrás apenas de Córdoba e da capital Buenos Aires. Situada às margens do Rio Paraná, possui um clima ameno na maior parte do ano. Com muitos estudantes universitários, inclusive brasileiros, possui boa estrutura de bares e restaurantes, que costumam ficar bem movimentados, principalmente aos fins de semana.

 

O que fazer:

Por não ser muito turística, Rosário tem bons preços, principalmente se comparada a Buenos Aires. A rua Córdoba concentra o comércio popular e vale a visita. O Alto Rosário Shopping, localizado em área nobre da cidade, é moderno e conta com boa variedade de lojas e restaurantes.

O Monumento da Bandeira é o principal cartão postal. É o local onde foi hasteada pela primeira vez a bandeira da Argentina, em 1812.

DCIM100GOPROGOPR4404.

Para quem não abre mão do jantar de massas na véspera da prova, o restaurante Doppio Zero (Tucumán, 1281) é uma boa sugestão, com boas massas e pizzas no melhor estilo italiano.

Para a comemoração pós prova, vale conhecer os animados, modernos e bem decorados bares Rock&Feller’s (Oroño, 106) – foto abaixo – e Johnny B. Good (Güemes, 2197).

 

DCIM100GOPROGOPR4436.

Créditos das fotos: Federico Cabello (largada). Arquivo pessoal (demais)

 

logo_fisio

 

 

 

 

 

 

José Eduardo Motta Garcia atua na área financeira, é mestre em administração de empresas e maníaco por maratonas. Sempre que pode, procura aliar as duas atividades que mais gosta: viajar e correr. Acompanhe o José Eduardo nas redes sociais: INSTAGRAM FACEBOOK