Tóquio inaugura o calendário Majors 2018

 

Teve início no último domingo, 25 de fevereiro, no Japão, o calendário anual Abbott World Marathon Majors que reúne as principais maratonas do planeta. A tradicional Maratona de Tóquio abriu a programação que traz outras 5 cobiçadas provas: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.

O queniano Dickson Chumba chegou em 1º lugar, com 2h05’30”, seguido pelo atleta japonês Yuta Shitara, com 2h06’11”. O terceiro colocado foi o também queniano Amos Kipruto, com 2h06’33”. Entre as mulheres, a etíope Birhane Dibaba foi a vencedora, 2h19’51”, Ruti Aga, 2h21’19”, ficou em segundo, e a norte-americana Amy Cragg, com 2h21’42”.

Mas a grande sensação do evento não foram os campeões, mas sim o jovem maratonista Yuta Shitara que, com seu tempo, conseguiu quebrar o recorde japonês de maratona e levar para casa um prêmio extra de quase 1 milhão de dólares, concedido por patrocinadores locais ao maratonista que quebrasse o recorde nacional.

 

Sobre o Abbott World Marathon Majors

O circuito reúne as seis maiores e mais famosas maratonas do mundo que, juntamente com as corridas nos campeonatos mundiais do esporte, formam uma série anual para determinar os melhores corredores mundiais para o percurso de maratona, tanto masculinos, quanto femininos. A cada etapa do circuito, os atletas somam pontos para um ranking anual que distribui ao final mais de US $ 1 milhão em prêmios.   As próximas etapas do circuito Majors são: Maratona de Boston, 16 de abril, e a Maratona de Londres, em 22 de abril.

 
 
 
créditos foto: Tokio Marathon Foundation (via internet)