Salvador ganha nova corrida de rua – por José Amâncio

Em comemoração aos 469 anos de aniversário, a cidade de Salvador ganhou de presente uma nova corrida de rua, realizada neste domingo 25 de março de 2018. SALVADOR 10 MILHAS. Apesar de o aniversário ser no dia 29/03, os organizadores optaram por fazer a prova no fim de semana, abrindo assim a possibilidade para mais soteropolitanos e visitantes, já que o dia não é feriado.

A intenção óbvia é transformar essa corrida num evento turístico, como já ocorre na coirmã Aracaju, no vizinho Estado de Sergipe, cuja prova já chegou à sua 35ª edição e o sucesso só faz aumentar. Como lá é feriado, a corrida é realizada no dia do aniversário (17/03), o que dificulta para corredores de outras cidades. Em Salvador, tiveram a felicidade de programar para uma data móvel, sempre no fim de semana anterior ao aniversário.

Com um percurso diferente dos tradicionais Jardim de Alá e Farol da Barra, a nova prova apresentou também uma novidade em termos de distância, oferendo ao corredor/corredora a opção de 10 milhas (16 km), intermediária entre os costumeiros 10 km e 21 km. A largada ocorreu no bairro do Rio Vermelho, recentemente requalificado pela Prefeitura e onde se encontram muitos casarões, transformados em bares, casa comerciais e hotéis. Em seguida vem o bairro de Ondina, passando depois pelo Cristo da barra até chegar ao Farol, principal cartão postal da cidade. Logo adiante está o Porto da Barra, onde começa a famosa ladeira da barra, que é muito acentuada e tem 900 metros de extensão.

Após a referida Ladeira vem o bairro da Vitória, rumo ao Campo Grande, Avenida Contorno e no meio da prova se encontra a Igreja da Conceição da Praia, que fica nas proximidades dos conhecidos Elevador Lacerda e Mercado Modelo e de onde largaram os corredores das cinco milhas. Daí em diante o trajeto da prova foi no sentido da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, passando pela Calçada, Obras Sociais Irmã Dulce com chegada à Ponta de Humaitá, outro lindo cartão postal.

Ainda em recuperação do meu problema de saúde, fiz apenas o trecho de cinco milhas, com o objetivo de prestigiar o evento, participar da festa e rever os amigos/amigas que a corrida me presenteou.

A cidade de Salvador passa por um bom momento em termos de inclusão de novos locais para treinar. Muitos pontos da orla foram revitalizados, a exemplo do Aeroclube, Rio vermelho, Piatã, Itapoã e outros. Vale destacar o novo Parque da Cidade, que ficou excelente.

Assim, podemos dizer que a cidade está de parabéns, tanto pelo aniversário, como pelo valor que vem dando a esse esporte tão salutar chamado CORRIDA e que cada dia encanta mais seus praticantes.

Até breve…

ab_amancio_homeJosé Amâncio Neto – Bancário aposentado de Salvador (BA), começou a correr em 2009 para manter a saúde e fazer novos amigos. Além deste blog, é autor do blog Corredor da Terceira Idade. Fale com o José Amâncio:TWITTER ou FACEBOOK

Leia outros textos do blog do Correr não tem idade aqui