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A cúrcuma minimiza os prejuízos que os treinos provocam nos músculos


curcuma


Ela já ocupou grande espaço na mídia, ao ser sugerida por uma celebridade como uma substituta natural ao uso da pasta de dente. Mas esta não é a única polêmica que envolve esta raiz, da mesma família do gengibre, de origem asiática, que traz muitos benefícios, além do tão falado uso relacionado aos cuidados bucais.


A cúrcuma é comumente confundida com o açafrão, por ter também o codinome de açafrão da Índia, mas muitas de suas características e propriedades terapêuticas em nada são similares ao famoso condimento usado nas paellas.


Pesquisas mostram que alguns dos compostos encontrados na raiz possuem propriedades anti-inflamatórias, o que é especialmente benéfico para quem corre. Além disso, publicações científicas trazem relatos de que as propriedades antioxidantes desse superalimento podem ajudar a prevenir diabetes, artrite, doença de Alzheimer e câncer.


Desses compostos, a ciência já comprovou, que a curcumina é o mais importante atuando como: – Antioxidante: preservando as células corporais – Termogênico: auxiliando na redução de gordura localizada – Antialérgico: pois reduz a produção de histaminas, as substâncias que causam reações alérgicas e inflamatórias. – Reparador muscular: minimizando os prejuízos que ocorrem nas células musculares após a prática esportiva. – Anticancerígeno: impede a multiplicação de células doentes Mas o teor de curcumina no extrato da raiz é muito baixo, cerca de 3%, por isso seriam necessárias altas doses diárias para fazer o uso de tantos benefícios. O indicado é o consumo em composição com algum agente potencializador (normalmente algum tipo de pimenta).


Como usar – Na cozinha: em infusão de chá ou temperando pratos como arroz, saladas, omeletes, bolos – Em cápsulas: seu extrato é encontrado em lojas de produtos naturais Contraindicações e efeitos colaterais Pessoas com distúrbios de coagulação do sangue e com problemas de vesícula, durantes a gravidez ou lactação, devem consultar o médico antes de fazer uso do alimento. O uso em excesso pode causar problemas estomacais e gastrointestinais.

Para obter todos os benefícios, o ideal é que você fale com seu médico e com seu nutricionista e peça orientações sobre qual a melhor forma de incluir esse “temperinho” no seu dia a dia e usufruir do melhor que ele tem a oferecer.


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