mulher correndo Correr melhor

ESTABELEÇA OBJETIVOS
Eles são fundamentais para quem quer correr melhor. É importante que sejam factíveis e que na hora de planejar, você programe metas intermediárias. Eles deixarão você mais confortável em relação ao objetivo principal, norteando um passo a passo com menor pressão e ansiedade. Exemplo: vai correr uma maratona, incluir provas e treinos acima de 30 km dão maior segurança e confiança.

APRECIE O PERCURSO
Ou melhor: aproveite e comemore cada fase do seu treinamento. Comemore e valorize os resultados intermediários. Livre-se da cobrança excessiva ao longo do processo, sem dar espaço para o sentimento de impotência ou fracasso que, independentemente do seu objetivo final, já terá meio percurso corrido!

SEJA CONSISTENTE
É o eterno “orai e vigiai”. Para se tornar um corredor eficaz priorize a consistência em seus treinamentos. Em alguns casos, vários treinos de 7 km podem ser mais eficientes do que um longo de 28 km. Estabeleça rotinas viáveis em sua agenda pessoal e profissional para treino de corrida, fortalecimento, exercícios preventivos….

VARIE
Abandone o GPS ou o aplicativo pelo menos uma vez por semana. Saia da “coleira” e corra por puro prazer. Mude o trajeto, o parque. Corra por você, para você e com você semanalmente. Troque o parque pela trilha, o asfalto pela escada, o ritmado pelo intervalado. Aproprie-se da sua corrida, do seu corpo. Teste seus limites.

DESCANSE
Você já deve ter ouvida a velha frase: descanso é treino. E é! Então respeite! Não tente recuperar treinos perdidos, correndo 1 semana sem nenhum descanso. Você pode colocar tudo a perder, provocar lesões ou overtraining! Descanse. Pelo menos dois dias livres na semana são fundamentais. No futuro seu corpo e sua corrida agradecerão.

APOSTE NA QUALIDADE
Priorize qualidade e não quantidade. Qualidade e constância trazem muito mais eficiência do que quantidade.
Superar limites faz parte da rotina de todo corredor, mas sempre preservando a saudabilidade do seu corpo. Um km a mais ou 5 minutos a menos, dependendo do seu histórico e das suas condições no dia podem ser um risco desnecessário.

COMEMORE E SEJA GRATO
Cada prova finalizada, cada minuto a menos merecem reconhecimento e gratidão. Reconheça as suas conquistas, sem comparação com outros atletas. Você é único, seu corpo é único. Sua história é única. E merecem seu reconhecimento e gratidão. Celebre e curta cada pequena vitória.