
Começou uma nova era para a Nike Running. Em um evento no Parque Ibirapuera nesta semana, em São Paulo, a marca anunciou um novo posicionamento no mundo e no Brasil. A verdade é que nos últimos anos, a Nike perdeu espaço no mercado de corrida para marcas como Asics, Brooks e New Balance, devido à sua estratégia de varejo, "que trouxe uma certa dificuldade de o consumidor entender o portfólio de produtos da empresa" , como explicou Aline Cupido (foto), gerente de produto da Nike.
Para se reinventar, a Nike voltou a focar no pilar da inovação e decidiu simplificar sua linha de tênis de corrida, que passa a se concentrar nos modelos Pegasus (amortecimento responsivo), Vomero (amortecimento máximo) e Structure (amortecimento com suporte). Em cada uma dessas três famílias principais, a Nike implementará uma estratégia de três níveis: o modelo base, chamado “Icon”, permanecerá como a oferta tradicional. Um nível acima, a versão "Plus" incorporará materiais mais premium e terá um preço ligeiramente superior. No topo da linha, os modelos “Premium” apresentarão os materiais e design mais avançados da Nike, com um preço correspondente, para competir com os modelos mais sofisticados das outras marcas que atuam no mercado local.
A partir de meados de março, a nova estratégia de simplificação da linha de produtos estará à disposição do consumidor brasileiro, começando pela linha Vomero, na edição 18. Como parte dessa decisão, a Nike descontinuará os modelos Infinity e Invincible. O segmento de performance da Nike se mantém inalterado com os modelosf Alphafly, Vaporfly, Streakfly, Zoom Fly e Rival Fly, e a linha de trilha complementa o portfólio. Segundo relembrou Aline, “vencer não é confortável”, como diz uma recente campanha de publicidade da marca.
Parece que a Nike continuará fazendo o que for preciso para se reconectar com seu consumidor e continuar sua jornada vencedora, com coragem e resiliência, tal qual o corredor numa maratona.