Imperdível: Rosa Mota e Maria Zeferina Baldaia juntas na Expo da São Silvestre
- redação Jornal Corrida
- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Quem teve o privilégio de assistir as transmissões da São Silvestre nos anos 1980 (na fase ainda noturna) ou início dos anos 2000, sabe bem o que essas duas mulheres da foto aí em cima representam para o desenvolvimento da corrida de rua no Brasil e no mundo.
De um lado, Rosa Mota, a portuguesa que venceu a prova por 6 vezes seguidas. Do outro, Maria Zeferina Baldaia, a mineira cortadora de cana que, inspirada pela atleta de Portugal, decidiu se dedicar às corrida.
O documentário Zeferina – Maria Brasileira conta um pouco desta história terá uma sessão especial de pré-lançamento durante a Expo São Silvestre, realizada em celebração à 100ª edição da corrida de rua mais tradicional do Brasil, entre os dias 27 e 30 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A exibição marca a chegada do filme à capital após sessões de pré-estreia que reuniram cerca de 2 mil espectadores em Ribeirão Preto e Sertãozinho, região onde vive a protagonista e onde se concentra parte fundamental de sua trajetória esportiva. A programação da estreia conta ainda com a presença da campeã olímpica portuguesa Rosa Mota, cuja história se conecta diretamente à origem da carreira de Maria Zeferina.
O longa-metragem conta a história de Maria Zeferina Baldaia, mineira de Nova Módica, uma das maiores maratonistas da história do atletismo brasileiro. Conhecida como a “Corredora dos Canaviais”, Zeferina saiu do trabalho como boia-fria no interior paulista para vencer a Corrida Internacional de São Silvestre, em 2001, conquistar o cinturão das principais maratonas do país e se tornar referência nacional no esporte.
Atualmente, além de ex-atleta de alto rendimento, ela atua em projetos sociais esportivos, estimulando a prática do atletismo e a formação de novos atletas, além de incentivar mulheres e idosos à prática esportiva. Maria afirma que ver sua história ganhar as telas tem um significado especial. “Eu nunca imaginei que a minha trajetória pudesse inspirar tanta gente. Esse filme mostra que o esporte pode mudar vidas, assim como mudou a minha”, diz a atleta.
A programação da estreia oficial inclui atividades abertas ao público dentro da Expo São Silvestre. No dia 27 de dezembro, às 17h, será realizado um bate-papo com Maria Zeferina e Rosa Mota, seguido da exibição do trailer do filme. Já no dia 28 de dezembro, também às 17h, acontece a sessão oficial de estreia do documentário, com entrada gratuita. Nos dias 29 e 30, o filme volta a ser exibido em sessões extras.
O documentário também registra o encontro simbólico entre Zeferina e Rosa Mota, cuja trajetória foi determinante para que a brasileira decidisse seguir carreira no atletismo. Essa relação de inspiração entre atletas de diferentes países e gerações reforça um dos eixos centrais do filme: o esporte como ferramenta de transformação social e humana.
Serviço
Expo São Silvestre – Parque do Ibirapuera (SP)
Data: 27 a 30 de dezembro
Entrada gratuita
27/12 (sábado) – 17h - bate-papo com Maria Zeferina e Rosa Mota + trailer
28/12 (domingo) – 17h - estreia oficial do documentário "Zeferina – Maria Brasileira"
29 e 30/12 – sessões extras do documentário "Zeferina – Maria Brasileira" (horários a confirmar na programação oficial da Expo)






