top of page

21 provas de 21 km para você correr


meia maratona

A meia-maratona é o percurso de prova que atrai mais corredores, já que não exige uma preparação tão intensa quanto maratona e proporciona um desafio maior que as de 10 Km. Com essa popularidade toda, é de se imaginar que existem inúmeras provas assim pelo mundo, nesta matéria separamos 21 delas para você conhecer.


Mesmo sendo a distância mais popular em eventos e competições, ainda existem muitos que tem interesse em se aprofundar nos 21 Km. Para entender um pouco mais sobre as meia maratonas, que tal conhecer o maior circuito dessa modalidade.


Circuito SuperHalfs

Lisboa, Praga, Berlim, Copenhague, Cardiff e Valência são as provas que constituem as SuperHalfs, as seis maiores provas de 21 Km do mundo. Um circuito similar ao Majors de maratonas que concede também um super medalha para quem completar o circuito no prazo de 60 meses. Para saber mais acesse o site www.superhalfs.com 


Compõe o circuito as seguintes provas:

Meia Maratona de Lisboa - março

Todos os anos mais de 27000 corredores vão para as ruas de Lisboa completar a maior corrida de Portugal. Seguindo o curso do rio Tejo, o trajeto passa por vários pontos turísticos da cidade, como a ponte 25 de abril e o Mosteiro dos Jerónimos.

Atletas de elite e amadores conseguem desempenhar bem nessa prova por conta do percurso plano que possibilita empenhar mais velocidade, diversos corredores batem seus tempos nessa prova, inclusive o recorde mundial de 2010 até 2018.


Meia Maratona de Praga -  abril

A prova foi idealizada para inspirar mais pessoas a praticar atividade física e  está cumprindo seu objetivo há 25 anos. O clima de festa e as paisagens de tirar o fôlego atraem milhares de corredores ao redor do mundo.

O trajeto dessa prova é semelhante com Lisboa, plano e rápido, e com suas belezas únicas como castelos e outras construções exóticas além da paisagem sem igual. Tudo isso mostra porque essa é uma das corridas mais populares da Europa.

Informações: runczech.com


Meia Maratona de Berlim -  abril

Local de realização de uma das maratonas do circuito Majors, também sedia uma das maiores e mais almejadas provas da 21 Km. A meia de Berlim passa por parques, monumentos e pontos turísticos exclusivos para a competição que nenhum outro evento da cidade pode acessar.

Esse evento inicia o calendário de corridas da Alemanha de uma maneira excepcional, com um trajeto único. Além do dia em os atletas vão para pista, no fim de semana que antecede a prova as pessoas podem curtir a cidade e retirar os kits.


Meia Maratona de Copenhague - maio

A meia-maratona mais recente do circuito já se estabeleceu entre as corridas com mais participantes em toda a Europa. O trajeto plano, largo e sem tráfego parece que foi projetado para passar pela maioria dos lugares mais bonitos da cidade.

Além dos milhares de corredores, diversas pessoas esperam na chegada para parabenizar os atletas. Mesmo o clima frio de Copenhague não atrapalha em nada para apreciar as ruas da cidade e seus pontos turísticos.

Informações: copenhagenmarathon


Meia Maratona de Cardiff - outubro

Criada em 2003, a meia-maratona de Cardiff conta com uma média de 27500 corredores inscritos por ano, realidade muito diferente dos 1500 que participaram da primeira edição.Atletas de todas as idades tem a chance de competir nesta corrida.

Hoje é um dos eventos mais reconhecidos de todo o Reino Unido e com uma reputação como uma das melhores da Europa. Milhares de espectadores acompanham os atletas que vão passar pelo castelo da cidade e por outros pontos turísticos.

Informações: cardiffhalfmarathon


Meia Maratona de Valencia - 27/10/2024

A Federação de Atletismo da Espanha considerou essa a melhor meiamaratona do país, além de ser a mais veloz. Ajustes são feitos nas ruas da cidade para reduzir o número de lugares estreitos que os corredores precisam passar, assim garantindo mais velocidade ao percurso.

A última e mais rápida SuperHalf fecha o calendário do circuito em grande estilo, com três quebras de recorde desde 2017 ela mostra o porquê de ser tão aclamada. O clima agradável e os milhares de espectadores atraem corredores de todo o mundo.


Confira mais meia-maratonas no Brasil e ao redor do mundo que você pode participar.


Brasil

Meia Maratona Internacional de São Paulo

Quando: sempre entre fevereiro e março


Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Quando: agosto


Meia da Pontes - Brasília 

Quando: março


Meia Maratona Internacional de Florianópolis

Quando: maio


Meia Maratona de Sergipe - Aracaju

Quando: outubro


Wine Run

Onde - Vale dos Vinhedos (RS)

Quando: maio


Bonito 21k

Quando: dezembro

Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú

Quando: abril


Estados Unidos

2024 RBC Brooklyn Half

Onde: Nova Iorque

Quando: maio

 

Santa Barbara Wine Country Half Marathon

Onde: Califórnia

Quando: maio


Rock'n'Roll Running Series Las Vegas

Quando: fevereiro


América Latina

Meia-Maratona de Mendoza

Onde: Mendoza - Argentina

Quando: abril


Patagonian International Marathon

Onde: Torres del Paine - Chile

Quando: setembro


Meia-Maratona de Punta del Este

Onde: Uruguai

Quando: setembro


Meia-Maratona de Lima

Onde: Lima - Peru

Quando: maio

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page