Entenda como funciona essa ferramenta que é o primeiro passo para a linha de largada da Maratona do Rio 2025.

O que é a Sala de Espera e como ela funciona?
A Sala de Espera é uma etapa anterior à fila virtual, utilizada pela Go Dream para gerenciar o grande volume de acessos antes do início oficial das vendas. Ao acessar o site antes do horário de início das vendas para um evento de alta demanda, você entra na Sala de Espera. Os visitantes nesta sala são alocados aleatoriamente na fila virtual quando ela é iniciada. Este processo aleatório visa neutralizar a ação de robôs (bots) e garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de compra, independentemente do momento em que acessaram a Sala de Espera. O tempo de permanência na sala de espera não garante nenhuma prioridade ou preferência na fila virtual.
Como funciona a Fila Virtual e por que ela é usada?
A Fila Virtual é ativada em eventos de alta demanda para controlar o tráfego no site de vendas e detectar e eliminar robôs (bots) que tentam burlar o sistema. Ela utiliza protocolos de segurança avançados para garantir que compradores reais tenham uma melhor experiência de navegação e compra. Ao contrário da Sala de Espera, a Fila Virtual posiciona as pessoas em ordem aleatória, no momento em que a fila virtual é aberta, priorizando quem já estava na Sala de Espera. Essa ordem da fila é aleatória para evitar a ação de robôs.
Por que minha posição na fila virtual não é exibida?
A posição na fila virtual não é exibida por duas razões principais. Primeiro, o acesso por diversos dispositivos utilizando o mesmo endereço IP pode fornecer uma posição imprecisa. Segundo, tentar calcular a posição na fila versus a disponibilidade de ingressos pode criar a falsa impressão de que não haverá ingressos disponíveis quando sua vez chegar, sendo que muitas compras podem não ser aprovadas, haver desistências, etc. A ausência da posição na fila virtual busca evitar informações enganosas.
Como acesso a Fila Virtual?
Para acessar a Fila Virtual, primeiro acesse o site da Go Dream (www.godream.com.br) e localize o evento desejado. No horário definido para o início das vendas, se houver alta demanda, a Fila Virtual será aberta automaticamente e você será incluído nela. Quando chegar sua vez, você será redirecionado para a página de escolha dos ingressos.
Estar na fila virtual garante a compra de ingressos?
Não, estar na Fila Virtual não garante a compra de ingressos. Sua posição na fila permite que você seja redirecionado para a página de escolha de ingressos, mas a disponibilidade de ingressos só é garantida quando eles são alocados em seu carrinho. Portanto, você ainda precisa completar o processo de compra e pagamento para garantir a sua compra.
Quais são as recomendações para ter uma melhor experiência na compra?
A Go Dream recomenda: fazer o cadastro no site antecipadamente; acessar o site com antecedência; uma vez dentro da Fila Virtual, não atualizar ou fechar o navegador; evitar abrir diversas abas ou diferentes navegadores; preferir realizar a compra em um desktop; caso use um dispositivo móvel, não permita que a tela escureça; garantir ter formas de pagamento válidas; verificar se você tem direito a códigos de acesso para vendas especiais. Estas ações não garantem a compra do ingresso, mas maximizam suas chances de não ter problemas técnicos durante o processo.
Se eu acessar a Sala de Espera mais cedo, terei prioridade na Fila Virtual?
Não, o momento em que você entra na Sala de Espera não lhe garante prioridade ou preferência na Fila Virtual. Todos os usuários na Sala de Espera são alocados aleatoriamente na fila virtual quando ela é iniciada. A ideia é que todos tenham chances iguais de compra, independentemente do horário de acesso à Sala de Espera.
Como a Go Dream impede que robôs (bots) atrapalhem o processo de compra?
A Go Dream utiliza a solução da Linesaver, com protocolos de segurança em camadas para monitorar e controlar o tráfego no site, detectando e eliminando robôs (bots) que tentam competir com compradores reais. A alocação aleatória da Sala de Espera para a Fila Virtual também dificulta a ação de robôs, garantindo uma melhor experiência para usuários reais.
Quais os dados de cadastro que serão solicitados no momento da Inscrição?
Revise essa lista antes, para não perder tempo na hora de preencher o formulário.
Nome
CPF
Data de nascimento
E-mail
Telefone
Cidade
CEP
Estado
Tamanho da Camisa
Gênero
Assessoria Esportiva (caso tenha)
Nome e Tel do Contato de Emergência
Com qual marca de tênis você pretende fazer a prova?
Já participou da Maratona do Rio?
Já teve alguma experiência com a Z2 durante suas provas ou treinos?
Qual item você gostaria de encontrar na nossa Loja Oficial?
Tempo estimado para conclusão de prova
Fonte: GoDream