Entre tradição e transparência, o centenário da São Silvestre corre contra o tempo
- Renata Monte Alegre
- 31 de out.
- 2 min de leitura

A prova centenária anunciou 5 mil novas chances, ancoradas na Loteria Federal. Mas enquanto a fórmula do novo sorteio segue sendo um mistério, o corredor continua no mesmo lugar: esperando transparência e torcendo pra não faltar fôlego pra sorte.
O sistema de loteria pra distribuição do lote de 5 mil ingressos extras na Corrida de São Silvestre é uma nova etapa extraordinária criada para redistribuir 5 mil vagas adicionais da prova em 2025, já que o lote inicial com 50 mil vagas se esgotou em menos de 6 horas e gerou enorme frustração nos corredores.
Nesse novo esquema, a gestão da venda do lote extra continua a ser feita pela Ticket Sports, que receberá as inscrições gratuitas em seu site entre 28/10 e o início de novembro. Depois do encerramento das inscrições, acontece um sorteio eletrônico automatizado, auditado e vinculado aos resultados oficiais da Loteria Federal em 8/11. E aqui entra um detalhe técnico q gerou dúvida em muitos corredores: como um único resultado da Loteria pode definir 5 mil ganhadores das vagas extras pra centésima São Silvestre? Esse é um ponto mais técnico, mas o regulamento não detalha explicitamente a fórmula q será usada. Realmente, o corredor da São Silvestre não tem um dia de paz, até quanto a notícia parece boa…
Mas vamos tentar explicar, já q nosso propósito é contribuir para q o caminho até a largada da próxima corrida de São Silvestre seja o mais tranquilo e transparente possível para a comunidade de corredores, especialmente em uma edição simbólica como a do centenário. Bora lá!
O que acontece é que o padrão nesse tipo de sorteio costuma seguir um algoritmo de derivação numérica. Portanto, a Loteria Federal não sorteia diretamente as 5 mil vagas. Ela apenas gera um número base oficial, que alimenta um sorteio interno, automatizado e auditado que será feito pela Ticket Sports. A partir daí, o algoritmo aplica saltos matemáticos regulares (ex: a cada 20, 40 ou 100 posições) até completar os 5 mil selecionados, permitindo que os 5 mil números sorteados tenham origem rastreável na combinação oficial da Loteria. A ideia é evitar manipulação e permitir auditoria externa.
Assim, o FAQ da prova deixa claro que o sorteio será ‘ancorado’ pela Loteria Federal de 8/11, mas ainda não explica a matemática (regra de correspondência) para ancorar 5 mil vencedores num único resultado público, entre outros detalhes (qual prêmio da Loteria Federal será usado como semente? Serão usados somente os últimos dígitos? Qual é o modelo matemático que será utilizado para gerar os 5 mil números?). Enquanto essa regra de ancoragem não for detalhada, não dá para visualizar a dinâmica do sorteio, tampouco garantir a transparência e a credibilidade que o centenário da Corrida São Silvestre merece (e que Cásper Líbero nos inspira a buscar desde a década de 90, né Rô?!).
Por isso, continuaremos de olho nesse assunto. Nosso propósito é contribuir para que o processo seja o mais didático e transparente possível, levando detalhes que possam dar segurança, confiança e clareza para a comunidade de corredores, especialmente em uma edição simbólica como a do centenário. TMJ? #jornalcorrida #ss100 #corridaderua






