top of page
redação Jornal Corrida

Fernanda Maciel quebra mais um recorde em alta montanha

fernanda maciel

A ultramaratonista Fernanda Maciel acaba de quebrar um novo recorde de alta montanha. Depois do Monte Aconcágua, na Argentina, do Monte Vinson, na Antártica, e do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, a mineira quebrou o recorde de velocidade de subida e descida da Pirâmide de Carstensz, a montanha mais alta da Oceania, completando o trajeto em apenas 1 hora e 48 minutos.


Seu projeto inclui, ainda, o recorde na mais alta montanha do Alasca e o Everest. Ou seja, bater o recorde de subida e descida mais rápida no mais alta cume de cada continente.


E ninguém dúvida que, em breve, ela conseguirá. A jornada de Maciel até a Pirâmide de Carstensz exemplifica seu foco mental sustentado e resiliência física. Escalando seções tecnicamente difíceis e terrenos íngremes e rochosos, ela atribui seu sucesso à preparação meticulosa e à adaptabilidade. "A montanha é bem intimidadora porque você chega aqui já sem dormir, as condições do acampamento base são muito difíceis e não tem comida... Eu comi um macarrão instantâneo antes de sair, por exemplo. Era só isso. Então, você fica muito enfraquecido. Eu me sinto realmente abençoado porque havia essa janela de duas horas no clima, e geralmente o tempo aqui é ruim. Eu consegui fazer isso. Mas isso não significa que a rocha estava em boas condições — estava muito escorregadia, com neve no topo. Eu tive que ficar muito calmo para não escorregar nesses pontos."


Fernanda comemora a conquista: "Estou super feliz. Fiz isso em 1 hora e 48 minutos, subindo e descendo essa montanha, o que geralmente leva cerca de 13 horas para as pessoas completarem. Então, foi realmente um tempo rápido. Fiquei realmente impressionado com minha habilidade nas pedras. Estou super feliz e aliviado, na verdade, porque essa montanha é muito assustadora."



Confira a entrevista exclusiva de Fernanda Maciel para o canal do Jornal Corrida




créditos de fotos e imagens da expedição: Red Bull

bottom of page