top of page

O que são as "Majors"


majors marathons

O Abbot World Marathon Majors é um circuito de seis maratonas que ocorrem durante os meses de março a novembro. Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York são as maiores corridas de 42 km do mundo e fazem parte do selo ouro da World Athletics. O corredor que completar todos os eventos fará parte de um seleto grupo dos detentores da Six Medal.


Para falar um pouco mais convidamos o maratonista José Eduardo Garcia, um dos detentores dessa medalha. José já correu todas as etapas do circuito Majors mais de uma vez, e é um especialista em provas de 42 Km.


Como correr com amigos ou treinador melhora seu desempenho

“Eu me interessei pelas Majors pelo o que elas significam, são as maiores do mundo, mais procuradas, mais desejadas, também as mais difíceis de entrar”, disse José Eduardo. Pelo fato dessas maratonas serem tão conhecidas e cobiçadas, a concorrência é muito grande e a dificuldade para conseguir uma inscrição é muito alta.


Muitos corredores sonham com as Majors, cada etapa pode ter alguma diferença quando comparada com as outras, porém algo que se mantém em todas elas é o nível de excelência. Desde a inscrição até o pós-prova, os corredores podem desfrutar da melhor experiência possível quando se trata de corrida.


Maratona de Tóquio:

É a primeira no calendário e é a única que ocorre no continente asiático. Em 2011 foi implementado o programa “Run with Heart”, que permitia que quem fizesse alguma doação para algum órgão de caridade selecionado teria o direito a participar de um sorteio para ganhar inscrição da prova, todas, exceto Boston, funcionam desta mesma maneira.

Apesar de não ser uma maratona muito rápida em questão de recordes, é uma das mais procuradas por conta de ser em um lugar onde muitos maratonistas nunca correram. Conhecer uma nova cultura e por ser a única das Majors que acontece no oriente, acaba despertando a curiosidade de muitos.


Quando: fevereiro ou março

Para saber mais: marathon.tokyo


Maratona de Boston:

Sendo considerada a maratona anual mais velha do mundo acontecendo todos os anos , desde 1897 (exceto 1918 e 2020), quando ocorreu sua primeira edição. Como foi idealizada há mais de um século foi necessário algumas readaptações de percurso.

Essa maratona é considerada uma das mais difíceis do circuito, por causa de sua altimetria elevada e do trajeto exigente. As dificuldades não começam na hora da largada, mas sim para fazer a inscrição já que é a única que você tem que se classificar através de um índice de tempo correspondente a seu gênero e idade, tornando essa a etapa mais competitiva do circuito Majors.


Quando: sempre na 2a segunda-feira de abril (feriado local)

Para saber mais: baa.org



Maratona de Londres:

Inspirados pelas maratonas de Nova Iorque e Boston, os organizadores da prova fecharam um contrato de 75 mil libras com uma marca que possibilitou iniciarem o projeto que, desde sua fundação, tem como status principal a caridade.

A maratona de Londres teve mais de 20 mil pré-inscritos para as vagas de sua primeira edição, porém apenas 7747 correram a prova. Desde então ela se tornou uma das etapas que mais arrecadaram fundos para caridade chegando a números de mais de um bilhão de libras.


Quando: sempre na 2a quinzena de abril



Maratona de Berlim:

Um grupo de corredores de um dos mais prestigiados clubes de atletismo da Alemanha começou a organizar o evento em 1974, porém só foi acontecer dentro da parte oeste da cidade em 1981, rapidamente se tornando a melhor maratona do país. Após a queda do muro de Berlim e a reunificação das partes ocidental e oriental foi que a prova passou a ter seu percurso adaptado para toda a cidade.

Essa maratona, juntamente com Chicago tem como uma de suas principais características ser  rápida, diversos corredores vão para bater recordes e melhorar seus tempos. A barreira das 2:20 feminina, 2:04, 2:03 e 2:02 masculina foram quebradas nessa prova, essa última marca em 2018 por Eliud Kipchoge.


Quando: primeira quinzena de setembro

Para saber mais: bmw-berlin-marathon.com



Maratona de Chicago:

Em 1976 um pequeno grupo de corredores se reuniu no Metropolitan YMCA na LaSalle Street para discutir uma possível maratona em Chicago. Já no seguinte, eles conseguiram concretizar a ideia que tiveram, mais de 4200 corredores locais participaram da primeira edição da prova.

O percurso plano da prova atrai muitos corredores que prezam pela velocidade em suas corridas, justamente por isso foi palco de dois recordes mundiais. Essa também é uma das corridas que reúne um número grande de telespectadores, mais de 1,7 milhão de telespectadores, em média, acompanham os quase 45 mil corredores ao vivo pela TV.


Quando: primeira quinzena de outubro

Para saber mais: chicagomarathon.com


Maratona de Nova Iorque:

A maior maratona do mundo teve sua primeira edição em 1970 e desde então mais de 1,2 milhão de corredores já participaram da prova. Diversos atletas de todos os países vão por motivos diferentes para a capital do mundo, seja por querer competir, ir pela grandiosidade do evento, ou pela caridade.

Cerca de 53 mil dos atletas mais variados do mundo participam da corrida todos os anos, seja maratonista de elite ou amador, todos que conseguirem ser sorteados irão aproveitar o maior evento de corrida do planeta em uma das maiores cidades da América. Milhares de voluntários aparecem no dia para dar suporte aos maratonistas, além dos mais de um milhão de telespectadores que os acompanham pela TV.


Quando: primeiro domingo de novembro

Para saber mais: nyrr.org/tcsnycmarathon



Mais sobre provas pelo mundo em nosso site:



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page