top of page

Desbrave as trilhas: orientações essenciais para correr sua primeira prova trail


trail run

A possibilidade de correr em cenários naturais incríveis e únicos tem levado cada vez mais corredores para as provas trail. Mas a transição do asfalto para as trilhas merece alguns cuidados.


Muitos que migram do asfalto para as trilhas apaixonam-se e raramente voltam para o asfalto. Por outro lado, alguns estreantes cometem erros gerenciáveis, mas que os fazem odiar correr em meio à natureza. Enzo Amato é treinador, maratonista, ultramaratonista e já completou dezenas de provas em trilha. Em 2023, ele completou os 125 km da UTMB Valholl, na Argentina e entre as principais orientações, ele destaca o fato de que, no geral, os corredores que moram nas cidades e migram para as provas trail não tem lugares com terreno irregular para treinar, e similar, o que irão experimentar na trilha. “Para compensar isso, não dá para ficar sem treinar mobilidade e fortalecimento, coisa que o corredor de asfalto muitas vezes ignora. Na trilha não é possível relevar esses treinos”, orienta o treinador.


Outro erro comum é migrar para a trilha participação de provas com as mesmas distâncias que faz no asfalto. “Na hora de escolher uma primeira prova, o ideal é escolher um percurso menor do que tem costume de participar no asfalto”, alerta Enzo. Uma prova de trilha de 21 km, dependendo do percurso, pode demorar até mais de 4 horas, por isso a orientação é de que menos é mais. Ou seja, se você está começando nas trilhas, percursos menores são mais seguros e tornam a experiência mais prazerosa.


Ao escolher sua primeira prova, o treinador Enzo Amato ressalta ainda:

escolha pela organização, verifique a experiência do organizador nesse tipo de prova e nunca aventure-se numa primeira edição do evento. Priorize eventos e organizadores com um histórico confiável; opte por provas com percursos que não exijam investimentos em equipamentos, primeiro teste e veja se você irá se adaptar ao trail para depois investir em acessórios e materiais necessários e obrigatórios em percursos maiores.


Confira todas as orientações do treinador Enzo Amato sobre a transição do asfalto para o trail em nosso canal no Youtube.




Assista em nosso canal no Youtube a websérie, em 4 episódios, VAMOS PARA A TRILHA, com dicas e orientações para você correr na natureza com segurança e diversão. Clique aqui para maratonar a série.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page